Um negócio chamado Podcast
- Akemi Nagashima
- 12 de jun. de 2017
- 4 min de leitura

Você já ouviu sobre essa mídia chamada podcast?
Essa mídia de áudio nerd tem de tudo, o podcast se assemelha aos antigos programas de radio, dizem, ou para aqueles que assim como eu nunca ouviram um: podcast e como um vídeo do Youtube sem a imagem, só o áudio. O que o deixa muito mais acessível e útil.
O fato e que a minha escola e muito longe, na minha viagem que envolve bicicleta, trem e ônibus eu queria algo que não precisasse de internet, que ocupe somente o fone e não a tela pois estou em constante movimento. Portanto fiz o obvio: ouvia musica. Mas a atividade de ir e vir diariamente ocupa quase duas horas da minha vida diariamente, isso são 10 horas semanais. Em um mês eu kA tinha enjoado de quase todas as minhas musicas, mesmo sempre renovando a biblioteca.
Foi assim que por intermédio do meu pai eu parei de ignorar o app roxo que sempre existiu no meu celular e descobri um mundo novo repleto de informação e conteúdo.
O primeiro podcast que eu ouvi foi o ONDEM – O Nome Disso E Mundo. Podcast tocado pelo Felipe Teixeira e Leticia Diethelm onde a quatro anos brasileiros que vivem no exterior são entrevistados contando sobre eles, sobre o pais em que eles moram, sobre a cultura, o porque deles estarem ali etc. o ONDEM tem também spin-offs como o ONDEBrasil que entrevista principalmente estrangeiros no Brasil e o ONDEAfrica, o Som Do Mundo e o Mundo Interno. La você escuta sobre tudo quanto e pais, países que existem ou não, países em guerra, países que deixam opiniões contrarias dependendo do visitante. A cada episódio minha vontade e só de jogar tudo para cima e ir para la. Talvez não seja muito saudável para alguém tão viciada em viajar como eu ficar ouvindo esse tipo de programa mas fazer o que? Com o ONDEM eu acabei criando contato com os hosts, que são dois queridos, e isso levou a eu também gravar um episodio ano passado! Agora em Junho a serie Mulheres no Japão foi lançada onde podemos ouvir um pouco da historia tanto minha como de outras mulheres morando no Japão.
O próximo que foi ouvir e o qual eu sou pregadora fervorosa e o Mamilos. Nome polemico não? Exatamente, esse podcast parte do grupo B9 trata de “temas polêmicos do dia a dia com empatia e educação”. Acho difícil de descrever o trabalho da Cris Bartis e Ju Wallauer, essas duas mulheres inteligentíssimas convidam todo tipo de gente para discutir temas atuais mostrando diferentes visões sobre o assunto. O que elas fazem e, n tempo dos posts de facebook e de viés de confirmação, as duas mulheres mais fantásticas da atualidade oferecem informações confiáveis para que você chegue as suas próprias conclusões. Mamilos não doutrina, mamilos informa. Mamilos deveria ser matéria obrigatória na escola, e o que deveria passar no horário nacional. Meu objetivo de vida e ser uma pessoa com nível de ser convidada a conversar com essas mulheres. No mamilos você não tem que concordar com o que foi dito, o objetivo e você pensar por si mesmo. E o mais incrível, elas fazem tudo ser interessante e divertido.
No mamilos abordamos assuntos atuais com embasamento e seriedade, mas a discussão continua no Milk-shake Chamado Wanda onde ninguém e especialista em nada. Aqui o melhor trio pop que você respeita fala sobre cultura pop. Fútil? NÃO. Eu nunca achei que ia gostar de algo assim, mas se você acha que cultura pop e Justin Bieber e Taylor Swift você, assim como eu há alguns meses atrás, esta muito enganado! Nesse podcast com as melhores vinhetas eu descobri todo um mundo novo, ele e lindo e colorido. Desde que comecei a ouvir eu só vivo para a parte do podcast chamada Me Ajuda Wanda, onde as pessoas pedem ajuda ao trio e convidados. E vai dos casos mais absurdos e engraçados a casos super sérios. E é lindo todo o trabalho deles.
E meu quarto e ultimo programa de estimação e o Tricô De Pais, onde a teoria da “diva Laura” só se confirma: não importa tanto o enredo, importa os personagens. E esse elenco não poderia ser melhor! Aqui Thiago Q.,Thiago B e Victor falam sobre paternidade consciente. E porque eu escuto sobre algo como paternidade? Não tenho nem ideia! O mundo que eles vivem não podia ser mais diferente do meu: empregos de verdade, esposa, filhos? Mas mesmo assim, adoro os episódios, as historias de cada um dos paizinhos e de seus filhos, dos temas tratados e com certeza dos convidados.
Hoje existem no Brasil podcast sobre tudo, fora esses acompanho alguns outros mas só porque já ouvi todos os episódios dos acima, muitos mais de uma vez. Para baixar um podcast e ouvir sem precisar de internet e só:
Entrar no app roxinho do seu IPhone (ele já vem instalado) ou entrar na lojinha de apps do seu celular e buscar por podcast. Vão aparecer varias opções, qualquer um serve.
No app tem a sessão de pesquisar, digite la algum dos casts e assine ele, assim automaticamente os episódios serão baixados! Fácil não?
Se você quiser também se pode ouvir pelo site de cada site, só jogar no Google!
Aqui o link para ouvir o episodio que eu gravei falando sobre vir para Ca, sobre a escola japonesa, a transição entre o ensino fundamental (chugakkou) e médio (koukkou) e outros temas como machismo no Japão. Ouçam não só meu episodio mas os outros das mulheres brasileiras aqui e no ONDEBrasil de uma brasileira que foi morar la o Brasil!
O LINK É:
http://www.onomedissoemundo.com/2017/06/ondem-141-o-japao-e-as-mulheres-ep-2-akemi-nagashina/
Comentários