top of page

O Galho

  • Akemi Nagashima
  • 2 de set. de 2015
  • 2 min de leitura

“Endireite o galho enquanto a árvore é nova”

Provérbio Japonês

Todos já ouviram algo sobre a educação japonesa. Pesquisando sobre como seria minha vida escolar me deparei com inúmeras reportagens e artigos, mas a maior parte extremamente vagos e superficiais, mas uma coisa é certa: a sabedoria de que a criança é o futuro é regra aqui. Como aliás deveria ser em todos os lugares.

Se resolvermos um problema visando somente o presente ele seguirá se repetindo infinitamente e tendo sempre que ser remediado. Ao contrario, devemos resolver o problema pensando no futuro, assim ele estará extinto. Ao invés de remediar procure a causa.

Na escola isso é claro, eles não se preocupam apenas com notas, mesmo sendo muito preocupados em relação a isso, mas seu objetivo principal é o de formar boas pessoas, humanos, com caráter e moral. E por isso a escola se responsabiliza pelo aluno, evitando de ficar esse jogo de batata quente do Brasil onde os pais acharem que é responsabilidade da escola e a escola achar que é dos pais a responsabilidade de educar.

Na prática aprendemos isso de diversas formas, nos conscientizando que nós somos responsáveis pelo que acontece no nosso ao redor. Como por exemplo a prática mais do que conhecida de que os alunos que limpam a escola. Não há jeito melhor de mostrar que se você suja, você limpa. Por que pagariam outra pessoa para limpar a sujeira dos alunos? Como pode a sociedade ser levada a acreditar que podemos passar por onde for, tratando o ambiente como nos apetecer, apenas porque depois terá alguém para arrumar a bagunça? Que tipo de adulto será esse que acha que só é necessário dinheiro, que virá alguém atrás reparando seus danos? Para isso cada aluno tem a sua tarefa bem clara e simples. Quando nos juntamos todos para fazer isso é extremamente rápido e nem temos que fazer muito.

Assim como esse exemplo há muitíssimos outros, e quando falamos que alguém é extremamente inteligente e ou que ele é asiático. Pense, será que a educação de uma vida não conta mais que o solo onde a pessoa nasceu?

Comentários


You Might Also Like:
Untitled
Untitled
Sobre segunda passada ❤️
帰りたい
Casinhas fofinhas, chuva gelada
Aleatórias, pessoas
2016-08-17 13.41.31
2016-08-17 13.11.40
Untitled
2016-08-13 16.01.31
Quem te fala?

Uma brasileira mestiça, mistura de tudo quanto é canto do mundo. Mistura essa geradora de uma aparência de nenhum desses lugares. 

Viajante financeiramente quebrada que finalmente tomou vergonha na cara para postar as experiências nesse país tão diferente. Meu contato.

Facilitador de vidas
bottom of page