top of page

Japão?

  • Akemi Nagashima
  • 26 de mai. de 2015
  • 2 min de leitura

Olá!

Vim para falar da minha nova experiência como futura quase moradora do país do sol nascente!

Sou descendente japonesa, yonsei (quarta geração), então esse já foi o início da confusão. Meu pai já morou lá, meu avô também, assim como algumas tias ou parentes mais distantes. Porém eu nunca lá nem pisei, nihongo (língua japonesa) para mim não é nada mais que sons sem sentido, a cultura me é estranha e o mais próximo do Japão que já cheguei foi na mesa especial do restaurante japonês da minha cidade, aquelas mesas baixinhas em que sentamos no chão.

A ideia surgiu de lugar nenhum, o Brasil já não é o maior exemplo de educação e segurança. Já o Japão não é perfeito, com certeza, mas nem se compara com o nosso país, pelo menos essa é a propaganda. Há emprego para todos. Sabemos que viver uma experiência nova, com uma língua completamente diferente, realmente é uma aventura meio doida. Mas quem não gostaria?

A notícia chegou logo depois do Ano Novo, já não era completamente uma surpresa, mas também não era algo esperado. Primeiro veio o desespero, largar as pessoas, amigos, família e toda a minha vida que já tinha sonhado e mentalizado. Mas a ideia foi descendo pela garganta aos trancos, os documentos, as viagens para São Paulo, as novidades cada vez mais estranhas. Uma escola nova; uma língua diferente; não um, mas três alfabetos novos.

O pior acho que foi espalhar a notícia, atividade que começou logo em fevereiro. As reações foram as mais diferentes, mas em quase todas uma coisa se repetia: uma vez entendido que era verdade, vinham as perguntas: “para onde?” “quando você vai?” “onde você vai estudar?”. Mas eu ainda não sei responder, tudo é uma incógnita, era uma viagem às cegas onde somente quando chegasse o visto saberemos.

Mas e agora? Quando ele chega? A ansiedade de conhecer realmente esse país cresce e o visto nada. Os atrasos foram por diversos motivos, foram tantas notícias que acabaram por não ser certas que já nem confiamos muito quando uma noticia nova chega.

O visto esse deve chegar em breve, já está em tempo. Por enquanto guardem suas perguntas. A única certeza é que iremos.

Comments


You Might Also Like:
Untitled
Untitled
Sobre segunda passada ❤️
帰りたい
Casinhas fofinhas, chuva gelada
Aleatórias, pessoas
2016-08-17 13.41.31
2016-08-17 13.11.40
Untitled
2016-08-13 16.01.31
Quem te fala?

Uma brasileira mestiça, mistura de tudo quanto é canto do mundo. Mistura essa geradora de uma aparência de nenhum desses lugares. 

Viajante financeiramente quebrada que finalmente tomou vergonha na cara para postar as experiências nesse país tão diferente. Meu contato.

Facilitador de vidas
bottom of page